SE HABLA ESPAÑOL

viernes, 1 de agosto de 2025

PUNTOS TURISTICOS DE LA COSTANERA DE MACEIO

 Projeto: ESPAÇOS CRIATIVOS NO CALÇADÃO DA ORLA MARÍTIMA DE MACEIO

Campanha Maceió é Massa lançada pela Prefeitura tem sido mais um atrativo para maceioenses e turistas que visitam a cidade. Foto: Davysson Mendes / Secom Maceió

 

Cadeira de praia gigante tem sido um dos principais atrativos para fotos e compartilhamentos nas redes sociais. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O Marco dos Corais está localizado onde ficava o antigo Alagoinhas em Ponta Verde.

 

 Introdução

Sendo preciso preparar o aluno para oferecer serviços turísticos, se procede a desenvolver um clima de pesquisa e investigação dos espaços criativos que estão no calçadão da orla marítima de Maceió, mediante uma excursão de visitação a esses espaços e usar a língua estrangeira para desenvolver a compreensão e expressão oral na língua alvo. Esses espaços criativos têm contribuído para colocar a cidade entre os destinos mais divulgados na internet, aumentando o fluxo de turistas que transitam pela orla e movimentando a economia e cultura local.

Especialistas da área, como Alex Monteiro, referência em marketing de influência, concordam que a construção de espaços públicos pensados como cenários fotográficos potencializam as ações de dados na internet e consequentemente resulta no sucesso do turismo e cultura local.

Esses espaços chamados *instagrameáveis potencializam as ações de comunicação e

nascem da iniciativa do prefeito JHC.  Maceió é uma cidade alegre e vibrante, com belezas naturais inconfundíveis e com várias atividades ao ar livre. E os espaços Criativos aproximam turistas e maceioenses aos simbolismos da capital

* utilizado para caracterizar algo de onde é possível criar um conteúdo para o Instagram ou outras redes sociais.

Justificativa

A necessidade dos alunos usarem os conteúdos trabalhados em sala de aula na língua espanhola de forma natural e descontraída, nos levou a organizar uma aula em espaços diferentes, pois faz-se necessário levá-los a conhecer e ter contato com os espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió, pontos turísticos da cidade mais visitados pelos turistas, utilizando a Língua Espanhola de forma criativa e ampliando a capacidade de formular perguntas, usar o vocabulário e a gramática trabalhados em sala de aula.

Objetivo Geral

Apresentar a aula “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”, como uma atividade que permite desenvolver a compreensão e expressão oral na língua espanhola, e trabalhar com os alunos a importância de conhecer e explorar o ponto turístico que a cidade oferece.

Objetivos Específicos

·         Pesquisar o processo de formação dos espaços destacando a sua fundação e a importância sociocultural que tem para o turista que o visita e a população em geral de Maceió;

·         Documentar com fotos e vídeos as atividades realizadas nos espaços criativos introduzindo legendas em espanhol e português;

·         Possibilitar ao aluno ampliar seus conhecimentos de uma forma prazerosa sobre os pontos turísticos que oferece o calçadão da orla marítima da cidade.

Detalhamento

Esta aula “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”, será aplicada com os alunos da Turma: (...) com o objetivo de Intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos - IDIOMAS - sobre a orientação da instrutora do curso: Delia Hilda Ortiz (professora de E/LE, espanhol como Língua Estrangeira) Maceió - AL, Brasil.

Programação

A visita será feita nos ESPAÇOS CRIATIVOS NO CALÇADÃO DA ORLA MARÍTIMA DE MACEIO de acordo ao seguinte roteiro:

08:00h

Saída da Unidade

08:15h

Chegada à Cruz das Almas:

·        - Visita a Escultura O BEIJO – DONA IRINÉIA

·         - Lagoa da Anta

08:30h

Chegada a Jatiúca e Ponta Verde

·         - Espaço “Maceió é massa”; - Trono de corais; - Cadeira de praia gigante;

·         - MARCO DOS CORAIS: uma praça dentro do mar.

·         - Estátuas de personalidades alagoanas: 5 estátuas com as figuras de

1.    Lêdo Ivo,

2.    Nise da Silveira,

3.    Paulo Gracindo,

4.    Aurélio Buarque de Holanda,

5.    Graciliano Ramos

09:30h

Lanche coletivo no local (Piquenique no Marco dos Corais)

10:00

Chegada a Pajuçara:

·         Sereia da Pajuçara do Mestre Zezinho

10:15

Chegada a Jaraguá:

·         - Visita a Capelinha com vista para o mar

·         - Visita a escultura BOI BUMBÁ – JOÃO CARLOS DA SILVA FREITAS

·         - Visita ao Mercado de artesania.

·         - Visita a Praça dos Leões e prédios antigos

10:45h

Chegada ao Pontal da Barra:

- Visita a escultura O LEÃO – MESTRE ANDRÉ DA MARINHEIRA

- Visita as lojas rendeiras do local

11:30h

Retorno

12:00h

Chegada à Unidade

 

Recursos:

Meio de transporte: Micro Ônibus ou outros (providenciado pela Instituição ...); Câmera fotográfica ou celular; Bloco para anotações, canetas e materiais vários para desenvolver as atividades.

Avaliação:

·         Elaborar um vídeo com fotos, ilustrações e textos em língua espanhola sobre o histórico dos ESPAÇOS CRIATIVOS NO CALÇADÃO DA ORLA MARÍTIMA DE MACEIO e os dados coletados através do roteiro de observações que possam interessar ao Turista que visita nossa cidade.

·         Colocar todo o material coletado em uma plataforma em línea, PADLET,  que permite criar uma página virtual colaborativa onde se pode publicar, armazenar e compartir recursos multimédia como texto, imagens, vídeos, áudios e documentos

·         Escrever no Blog da professora: mundohispanico2 disponível em: http://mundohispanico2.blogspot.com/ um comentário em língua espanhola sobre os “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”.  

 

Considerações Finais

Os alunos através da motivação, interesse, curiosidade e questionamentos criaram condições para que o processo ensino- aprendizagem de uma língua estrangeira, língua espanhola, seja possível e se desenvolva através da aula “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”, envolvendo assim o meio físico e o meio humano que levara ao discente a um sem-fim de atividades e descobertas prazerosas.

Finalizando, a aula nos “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”, é uma situação de descobertas vivenciada a partir de uma realidade autêntica que levara ao aluno a uma maior autonomia e a um maior desempenho profissional dentro de sua área de atuação aplicada aos Serviços Turísticos vivendo situações reais e assumindo maiores responsabilidades. 

Referências

·         Espaços Criativos aproximam turistas e maceioenses aos simbolismos da capital, disponível em: https://maceio.al.gov.br/noticias/semtur-2/espacos-criativos-aproximam-turistas-e-maceioenses-aos-simbolismos-da-capital. Acesso 23/07/25 as 12:00.

·         Tudo sobre o Marco dos Corais em Maceió, disponível em: https://www.maceiodicas.com.br/tudo-sobre-o-marco-dos-corais-em-maceio/. Acesso 23/07/25 as 12:00.

·         Tutorial Padlet, disponível em: https://inovaeh.sead.ufscar.br/pt-br/assets/arquivos/tutoriais/tutorial-padlet.pdf. Acesso 23/07/25 as 12:00.


 https://padlet.com/deliahildaortiz/espacios-creativos-en-la-costanera-de-maceio-alagoas-brasil-nxhqq1ldb5slta7r

No hay comentarios.: