SE HABLA ESPAÑOL

viernes, 1 de agosto de 2025

PUNTOS TURISTICOS DE LA COSTANERA DE MACEIO

 Projeto: ESPAÇOS CRIATIVOS NO CALÇADÃO DA ORLA MARÍTIMA DE MACEIO

Campanha Maceió é Massa lançada pela Prefeitura tem sido mais um atrativo para maceioenses e turistas que visitam a cidade. Foto: Davysson Mendes / Secom Maceió

 

Cadeira de praia gigante tem sido um dos principais atrativos para fotos e compartilhamentos nas redes sociais. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O Marco dos Corais está localizado onde ficava o antigo Alagoinhas em Ponta Verde.

 

 Introdução

Sendo preciso preparar o aluno para oferecer serviços turísticos, se procede a desenvolver um clima de pesquisa e investigação dos espaços criativos que estão no calçadão da orla marítima de Maceió, mediante uma excursão de visitação a esses espaços e usar a língua estrangeira para desenvolver a compreensão e expressão oral na língua alvo. Esses espaços criativos têm contribuído para colocar a cidade entre os destinos mais divulgados na internet, aumentando o fluxo de turistas que transitam pela orla e movimentando a economia e cultura local.

Especialistas da área, como Alex Monteiro, referência em marketing de influência, concordam que a construção de espaços públicos pensados como cenários fotográficos potencializam as ações de dados na internet e consequentemente resulta no sucesso do turismo e cultura local.

Esses espaços chamados *instagrameáveis potencializam as ações de comunicação e

nascem da iniciativa do prefeito JHC.  Maceió é uma cidade alegre e vibrante, com belezas naturais inconfundíveis e com várias atividades ao ar livre. E os espaços Criativos aproximam turistas e maceioenses aos simbolismos da capital

* utilizado para caracterizar algo de onde é possível criar um conteúdo para o Instagram ou outras redes sociais.

Justificativa

A necessidade dos alunos usarem os conteúdos trabalhados em sala de aula na língua espanhola de forma natural e descontraída, nos levou a organizar uma aula em espaços diferentes, pois faz-se necessário levá-los a conhecer e ter contato com os espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió, pontos turísticos da cidade mais visitados pelos turistas, utilizando a Língua Espanhola de forma criativa e ampliando a capacidade de formular perguntas, usar o vocabulário e a gramática trabalhados em sala de aula.

Objetivo Geral

Apresentar a aula “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”, como uma atividade que permite desenvolver a compreensão e expressão oral na língua espanhola, e trabalhar com os alunos a importância de conhecer e explorar o ponto turístico que a cidade oferece.

Objetivos Específicos

·         Pesquisar o processo de formação dos espaços destacando a sua fundação e a importância sociocultural que tem para o turista que o visita e a população em geral de Maceió;

·         Documentar com fotos e vídeos as atividades realizadas nos espaços criativos introduzindo legendas em espanhol e português;

·         Possibilitar ao aluno ampliar seus conhecimentos de uma forma prazerosa sobre os pontos turísticos que oferece o calçadão da orla marítima da cidade.

Detalhamento

Esta aula “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”, será aplicada com os alunos da Turma: (...) com o objetivo de Intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos - IDIOMAS - sobre a orientação da instrutora do curso: Delia Hilda Ortiz (professora de E/LE, espanhol como Língua Estrangeira) Maceió - AL, Brasil.

Programação

A visita será feita nos ESPAÇOS CRIATIVOS NO CALÇADÃO DA ORLA MARÍTIMA DE MACEIO de acordo ao seguinte roteiro:

08:00h

Saída da Unidade

08:15h

Chegada à Cruz das Almas:

·        - Visita a Escultura O BEIJO – DONA IRINÉIA

·         - Lagoa da Anta

08:30h

Chegada a Jatiúca e Ponta Verde

·         - Espaço “Maceió é massa”; - Trono de corais; - Cadeira de praia gigante;

·         - MARCO DOS CORAIS: uma praça dentro do mar.

·         - Estátuas de personalidades alagoanas: 5 estátuas com as figuras de

1.    Lêdo Ivo,

2.    Nise da Silveira,

3.    Paulo Gracindo,

4.    Aurélio Buarque de Holanda,

5.    Graciliano Ramos

09:30h

Lanche coletivo no local (Piquenique no Marco dos Corais)

10:00

Chegada a Pajuçara:

·         Sereia da Pajuçara do Mestre Zezinho

10:15

Chegada a Jaraguá:

·         - Visita a Capelinha com vista para o mar

·         - Visita a escultura BOI BUMBÁ – JOÃO CARLOS DA SILVA FREITAS

·         - Visita ao Mercado de artesania.

·         - Visita a Praça dos Leões e prédios antigos

10:45h

Chegada ao Pontal da Barra:

- Visita a escultura O LEÃO – MESTRE ANDRÉ DA MARINHEIRA

- Visita as lojas rendeiras do local

11:30h

Retorno

12:00h

Chegada à Unidade

 

Recursos:

Meio de transporte: Micro Ônibus ou outros (providenciado pela Instituição ...); Câmera fotográfica ou celular; Bloco para anotações, canetas e materiais vários para desenvolver as atividades.

Avaliação:

·         Elaborar um vídeo com fotos, ilustrações e textos em língua espanhola sobre o histórico dos ESPAÇOS CRIATIVOS NO CALÇADÃO DA ORLA MARÍTIMA DE MACEIO e os dados coletados através do roteiro de observações que possam interessar ao Turista que visita nossa cidade.

·         Colocar todo o material coletado em uma plataforma em línea, PADLET,  que permite criar uma página virtual colaborativa onde se pode publicar, armazenar e compartir recursos multimédia como texto, imagens, vídeos, áudios e documentos

·         Escrever no Blog da professora: mundohispanico2 disponível em: http://mundohispanico2.blogspot.com/ um comentário em língua espanhola sobre os “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”.  

 

Considerações Finais

Os alunos através da motivação, interesse, curiosidade e questionamentos criaram condições para que o processo ensino- aprendizagem de uma língua estrangeira, língua espanhola, seja possível e se desenvolva através da aula “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”, envolvendo assim o meio físico e o meio humano que levara ao discente a um sem-fim de atividades e descobertas prazerosas.

Finalizando, a aula nos “Espaços criativos no calçadão da orla marítima de Maceió”, é uma situação de descobertas vivenciada a partir de uma realidade autêntica que levara ao aluno a uma maior autonomia e a um maior desempenho profissional dentro de sua área de atuação aplicada aos Serviços Turísticos vivendo situações reais e assumindo maiores responsabilidades. 

Referências

·         Espaços Criativos aproximam turistas e maceioenses aos simbolismos da capital, disponível em: https://maceio.al.gov.br/noticias/semtur-2/espacos-criativos-aproximam-turistas-e-maceioenses-aos-simbolismos-da-capital. Acesso 23/07/25 as 12:00.

·         Tudo sobre o Marco dos Corais em Maceió, disponível em: https://www.maceiodicas.com.br/tudo-sobre-o-marco-dos-corais-em-maceio/. Acesso 23/07/25 as 12:00.

·         Tutorial Padlet, disponível em: https://inovaeh.sead.ufscar.br/pt-br/assets/arquivos/tutoriais/tutorial-padlet.pdf. Acesso 23/07/25 as 12:00.


 https://padlet.com/deliahildaortiz/espacios-creativos-en-la-costanera-de-maceio-alagoas-brasil-nxhqq1ldb5slta7r

1º DE AGOSTO: DÍA DE LA PACHAMAMA


Pachamama se le considera la diosa de la Madre Tierra, es una diosa totémica de los incas. Ella se encuentra presente en los animales, tierra, agua, etc. También es un pensamiento del movimiento social orgánico entre la sociedad indígena de los Andes centrales de América del Sur.







¿Qué Significa Pachamama ?


El término Pachamama se encuentra formado por los vocablos Pacha que en quechua significa universo, mundo, tiempo, lugar, y Mama, traducido como madre. Hay acuerdo entre varios autores en considerar a Pachamama como una deidad andina que en su aspecto simbólico se relaciona con la tierra, la fertilidad, la madre y lo femenino. 


Las ofrendas a la Pachamama



El primero de agosto es el día de la PACHAMAMA. Ese día se entierra en un lugar cerca de la casa una olla de barro con comida cocida. También se pone coca, YICTA, alcohol, vino, cigarros y chicha para carar (alimentar) a la Pachamama. Ese mismo día hay que ponerse unos cordones de hilo blanco y negro, confeccionados con lana de llama hilando hacia la izquierda. Estos cordones se atan en los tobillos, las muñecas y el cuello, para evitar el castigo de la Pachamama. (Extraído del relato de un pastor colla de Yaví, Jujuy).