SE HABLA ESPAÑOL

domingo, 28 de abril de 2019

CIUDAD EDUCADORA: AULA PASEO EN EL PARQUE (proyecto)


PARQUE MUNICIPAL Maceio (Al.) Brasil


Projeto: CIDADE EDUCADORA: aula passeio no Parque 

Senac - Unidade de Idiomas e Tecnologia, Avenida Comendador Francisco Amorim - R. Francisco Leão, nº 155 - Pinheiro, Maceió - AL, 57057-780, Brasil. Data: 09/05/2019 


Introdução



Sendo preciso preparar o aluno do ponto de vista intelectual e afetivo para participar de uma excursão e usar uma língua estrangeira, se procede a desenvolver um clima de pesquisa e investigação usando a língua espanhola para a expressão oral e o Parque Municipal como cenário.

O Parque Municipal de Maceió, foi inaugurado em 1978, é uma área de preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica. No local, o visitante poderá ver Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Tatus Bola, Cágados de Barbicha, Preguiças, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Raposas, Tamanduás Mirim e Cobras.

Ao todo são cinco trilhas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré. É possível observar e beber a água que brota do solo em diversas localidades do Parque Municipal.
O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxílio de quadrículos e têm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental. Ao entrar na Unidade de Conservação Animal, o visitante é cadastrado pelo RG e CPF, recebe pulseira identificadora, além de ser acompanhado por guardas quando solicitados.


Justificativa

A necessidade dos alunos usarem os conteúdos trabalhados em sala de aula de língua espanhola de forma natural e descontraída, nos levou a organizar uma aula passeio no parque, pois faz-se necessário levá-los a ter um contato com o outro em novos ambientes afim de que sejam mais inovadores, criativos e saibam romper com o óbvio ampliando a capacidade de formular perguntas, usar o vocabulário e a gramática trabalhados em sala.

Objetivo Geral

Apresentar a aula passeio como uma atividade de aprendizagem de uma língua estrangeira (língua espanhola), trabalhar com os alunos para que tanto explorem situações sociais, como compreendam a importância de se preservar o meio ambiente utilizando o diálogo no idioma estudado para interagir com o professor, os colegas, os estudantes de outras turmas e os profissionais do parque.

Objetivos Específicos


  • Pesquisar o processo de formação do Parque Municipal de Maceió destacando a sua fundação e a importância sociocultural para a população de Maceió;
  • Trabalhar e revisar o vocabulário das nacionalidades, das profissões e dos alimentos por meio de jogos e atividades lúdicas feitos ao ar livre.
  • Documentar com fotos e vídeos as atividades realizadas no parque introduzindo legendas em espanhol e português;
  •   Possibilitar ao aluno um espaço aberto em que eles possam estar ampliando seus conhecimentos de uma forma prazerosa utilizando a gincana como instrumento para facilitar a aprendizagem de E/LE.

Detalhamento

Esta aula-passeio será aplicada com os alunos de Língua Espanhola das seguintes turmas: Básico 1, turma 18; Básico 1, turma 25 e Intermediário 1, turma 84 - Unidade de Idiomas e Tecnologia, Avenida Comendador Francisco Amorim - R. Francisco Leão, nº 155 - Pinheiro, Maceió - AL, 57057-780, Brasil.

Programação

A visita será feita ao Parque Municipal de Maceió localizado no bairro de Petrópolis criada pela lei municipal 4952 do ano 2000 entre os bairros de Santa Amélia e Chã da Jaqueira, Jardim Petrópolis e Santo Amaro Maceió, Alagoas. Tendo como endereço: R. Marquês de Abrantes, s/n - Bebedouro, Maceió - AL, 57018-655 e telefone: (82) 3358-6232.
Tendo como roteiro:
Saída às 8:00h da Unidade de idiomas.
Chegada no Parque às 8:30h
Atividades lúdicas de 8:30 às 09:30: corrida do bambolê; jogo da velha; resgate de palavras, a garrafa cheia; miscelânea de cores.
Observação, exploração do local acompanhado de guia disponibilizado pelo parque de 9:30 às 10:30.
Lanche no local 10:30h
Retorno às 11:30h
Chegada à escola às 12:00h

Recursos:

Meio de transporte: Micro Ônibus, carros;
Câmera fotográfica ou celular;
Bloco para anotações, canetas, cartolina, cola, tesoura, pinceis;
Materiais vários para desenvolver as atividades lúdicas.

Avaliação:

•        Construir um mural com fotos, ilustrações e textos em língua espanhola sobre o histórico do Parque Municipal e com os dados coletados através do roteiro de observações, contar a aula passeio no parque.
•        Expor através de vídeos a entrevista em língua espanhola sobre a fundação, mudanças e importância social do Parque como os momentos vivenciado no mesmo.
•        Escrever um e-mail em língua espanhola para um amigo hispânico contando sobre a aula passeio no parque.

Considerações Finais

Os alunos através da motivação, interesse, curiosidade e questionamentos criaram condições para que o processo aprendizagem de uma língua estrangeira, língua espanhola, seja possível e se desenvolva através da aula passeio, envolvendo assim o meio físico e o meio humano que levou ao discente a um sem-fim de atividades e descobertas prazerosas.
A aula-passeio é uma situação de descobertas vivenciada a partir de uma realidade autêntica que leva ao aluno a uma maior autonomia, vivendo situações reais e assumindo maiores responsabilidades. 



No hay comentarios.: