PARQUE MUNICIPAL Maceio (Al.) Brasil
Projeto: CIDADE EDUCADORA: aula passeio no Parque
Senac - Unidade de Idiomas e Tecnologia, Avenida Comendador Francisco Amorim - R. Francisco Leão, nº 155 - Pinheiro, Maceió - AL, 57057-780, Brasil. Data: 09/05/2019
Introdução
Sendo preciso preparar o aluno do ponto de vista intelectual e afetivo
para participar de uma excursão e usar uma língua estrangeira, se procede a
desenvolver um clima de pesquisa e investigação usando a língua espanhola para
a expressão oral e o Parque Municipal como cenário.
O Parque Municipal de Maceió, foi inaugurado em 1978, é uma área de
preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica. No local, o
visitante poderá ver Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Tatus Bola, Cágados
de Barbicha, Preguiças, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Raposas, Tamanduás
Mirim e Cobras.
Ao todo são cinco trilhas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha
da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré. É possível
observar e beber a água que brota do solo em diversas localidades do Parque
Municipal.
O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais
ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxílio de quadrículos e têm
contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental. Ao entrar na Unidade de
Conservação Animal, o visitante é cadastrado pelo RG e CPF, recebe pulseira
identificadora, além de ser acompanhado por guardas quando solicitados.
Justificativa
A necessidade dos alunos usarem os conteúdos trabalhados em sala de aula
de língua espanhola de forma natural e descontraída, nos levou a organizar uma
aula passeio no parque, pois faz-se necessário levá-los a ter um contato com o
outro em novos ambientes afim de que sejam mais inovadores, criativos e saibam
romper com o óbvio ampliando a capacidade de formular perguntas, usar o
vocabulário e a gramática trabalhados em sala.
Objetivo Geral
Apresentar a aula passeio como uma atividade de aprendizagem de uma
língua estrangeira (língua espanhola), trabalhar com os alunos para que tanto explorem
situações sociais, como compreendam a importância de se preservar o meio
ambiente utilizando o diálogo no idioma estudado para interagir com o
professor, os colegas, os estudantes de outras turmas e os profissionais do
parque.
Objetivos Específicos
- Pesquisar o processo
de formação do Parque Municipal de Maceió destacando a sua fundação e a
importância sociocultural para a população de Maceió;
- Trabalhar e revisar o
vocabulário das nacionalidades, das profissões e dos alimentos por meio de
jogos e atividades lúdicas feitos ao ar livre.
- Documentar com fotos e
vídeos as atividades realizadas no parque introduzindo legendas em
espanhol e português;
- Possibilitar ao aluno um espaço aberto em
que eles possam estar ampliando seus conhecimentos de uma forma prazerosa utilizando
a gincana como instrumento para facilitar a aprendizagem de E/LE.
Detalhamento
Esta aula-passeio será aplicada com os alunos de Língua Espanhola das
seguintes turmas: Básico 1, turma 18; Básico 1, turma 25 e Intermediário 1,
turma 84 - Unidade de Idiomas e Tecnologia, Avenida Comendador Francisco Amorim
- R. Francisco Leão, nº 155 - Pinheiro, Maceió - AL, 57057-780, Brasil.
Programação
A visita será feita ao Parque Municipal de Maceió localizado no bairro
de Petrópolis criada pela lei municipal 4952 do ano 2000 entre os bairros de
Santa Amélia e Chã da Jaqueira, Jardim Petrópolis e Santo Amaro Maceió, Alagoas.
Tendo como endereço: R. Marquês de Abrantes, s/n - Bebedouro, Maceió - AL,
57018-655 e telefone: (82) 3358-6232.
Tendo como roteiro:
Saída às 8:00h da Unidade de idiomas.
Chegada no Parque às 8:30h
Atividades lúdicas de 8:30 às 09:30: corrida do bambolê; jogo da velha;
resgate de palavras, a garrafa cheia; miscelânea de cores.
Observação, exploração do local acompanhado de guia disponibilizado pelo
parque de 9:30 às 10:30.
Lanche no local 10:30h
Retorno às 11:30h
Chegada à escola às 12:00h
Recursos:
Meio de transporte: Micro Ônibus, carros;
Câmera fotográfica ou celular;
Bloco para anotações, canetas, cartolina, cola, tesoura, pinceis;
Materiais vários para desenvolver as atividades lúdicas.
Avaliação:
• Construir um mural com
fotos, ilustrações e textos em língua espanhola sobre o histórico do Parque
Municipal e com os dados coletados através do roteiro de observações, contar a
aula passeio no parque.
• Expor através de vídeos a
entrevista em língua espanhola sobre a fundação, mudanças e importância social
do Parque como os momentos vivenciado no mesmo.
• Escrever um e-mail em
língua espanhola para um amigo hispânico contando sobre a aula passeio no
parque.
Considerações Finais
Os alunos através da motivação, interesse, curiosidade e questionamentos
criaram condições para que o processo aprendizagem de uma língua estrangeira,
língua espanhola, seja possível e se desenvolva através da aula passeio,
envolvendo assim o meio físico e o meio humano que levou ao discente a um sem-fim
de atividades e descobertas prazerosas.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario
¡Agradezco los comentarios inseridos!
Delia Hilda Ortiz
Magister en Educación
Profe de E/LE